domingo, 7 de junho de 2009

BRASÃO DE ARMAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


CRIADO PELA LEI Nº 5.138, DE 07 DE FEVEREIRO DE 1963, QUE TAMBÉM CRIOU E NORMATIZOU A ATUAL BANDEIRA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, E DESCRITO E INTERPRETADO PELA LEI Nº 5.588 DE 5 DE OUTUBRO DE 1965.

SERÁ DE USO OBRIGATÓRIO EM TODOS OS DOCUMENTOS OFICIAIS.

O BRASÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, CRIADO A PEDIDO DO ENTÃO GOVERNADOR DO ESTADO, O GENERAL PAULO TORRES, CONFORME AMPLAMENTE NOTICIADO NOS JORNAIS DA ÉPOCA.

O BRASÃO DE ARMAS TEM A FORMA TRADICIONAL DOS ESCUDOS ADOTADOS PELO CLERO, OVAL - SIMBOLIZANDO OS ANSEIOS CRISTÃOS DO POVO FLUMINENSE - CORTADO. O PRIMEIRO DE AZUL, REPRESENTA O CÉU E SIMBOLIZA A JUSTIÇA, A VERDADE E A LEALDADE, COM A SILHUETA DA SERRA DOS ÓRGÃOS, MOVENTE DO TRAÇO DO CORTADO, DESTACANDO-SE O PICO DEDO DE DEUS, NA COR; O SEGUNDO DE VERDE, REPRESENTANDO A BAIXADA FLUMINENSE, CORTADO DE AZUL, LEMBRANDO O MAR DE SUAS PRAIAS.

O ESCUDO É CIRCUNDADO POR UMA CORDA DE OURO, SIMBOLIZANDO A UNIÃO DOS FLUMINENSES.

COLOCADO BROCANTE, UMA ÁGUIA DE COR NATURAL, COM ASAS ABERTAS, NA ATITUDE DE ALÇAR VÔO, REPRESENTANDO O GOVERNO FORTE, HONESTO E JUSTO, PORTADOR DE MENSAGEM DE CONFIANÇA E DE ESPERANÇA AOS MAIS LONGÍNQUOS RINCÕES DE NOSSO ESTADO; ASSENTE EM UM ESCUDO REDONDO DE AZUL, FAIXADO E ORLADO DE PRATA, RESPECTIVAMENTE COM AS INSCRIÇÕES: "9 DE ABRIL DE 1892" LEMBRANDO A PROMULGAÇÃO DA PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, E "RECTE REMPUBLICAN GERERE" (GERIR A COISA PÚBLICA COM RETIDÃO), TRADUZINDO A PREOCUPAÇÃO CONSTANTE DO HOMEM PÚBLICO DO NOSSO ESTADO; E CARREGADO DE UMA ESTRELA DE 5 PONTAS DE PRATA; NO CHEFE, REPRESENTANDO A CAPITAL.

COMO APOIOS, UMA HASTE DE CANA E UM RAMO DE CAFEEIRO FRUTADO, DE COR NATURAL, COLOCADOS, RESPECTIVAMENTE, À DIREITA E À ESQUERDA DO ESCUDO, REPRESENTANDO OS PRINCIPAIS PRODUTOS DA TERRA.

LISTEL DE PRATA COM A INSCRIÇÃO - "ESTADO DO RIO DE JANEIRO", DE NEGRO.

O TIMBRE E A ESTRELA DELTA, DE PRATA, REPRESENTANTE DO ESTADO DO RIO, NA BANDEIRA NACIONAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário