sábado, 6 de junho de 2009

BANDEIRA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


A BANDEIRA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CONSTA DE UM RETÂNGULO DIVIDIDA EM 4 PARTES IGUAIS, PELOS EIXOS HORIZONTAIS E VERTICAIS. SUAS CORES SÃO AZUL CELESTE E BRANCA ALTERNADAS. O RETÂNGULO SUPERIOR, JUNTO AO MASTRO, É BRANCO; E O INFERIOR AZUL. DO LADO OPOSTO, O RETÂNGULO SUPERIOR É AZUL E O INFERIOR BRANCO. SUAS DIMENSÕES SERÃO DE 20 MÓDULOS NO SENTIDO DO COMPRIMENTO HORIZONTAL E 14 MÓDULOS NO SENTIDO DE LARGURA VERTICAL.

TODAS AS REPARTIÇÕES PÚBLICAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS, BEM COMO OS ESTABELECIMENTOS AUTÁRQUICOS, QUANDO EM FUNCIONAMENTO E NAS COMEMORAÇÕES CÍVICAS, MANTERÃO HASTEADA A BANDEIRA DO ESTADO, À ESQUERDA DA BANDEIRA NACIONAL, E DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO FEDERAL.

A BANDEIRA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FOI INSTITUÍDA PELA LEI Nº 5.588, DE 5 DE OUTUBRO DE 1965 PARA A UTILIZAÇÃO A UMA COR, E COM AS CORES OFICIAIS, CONFORME DISPOSTO NA CITADA LEI. O AUTOR DO PROJETO DO BRASÃO E DA BANDEIRA FOI O DR. ALBERTO ROSA FIORAVANTI, A PEDIDO DO ENTÃO GOVERNADOR DO ESTADO, O GENERAL PAULO TORRES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário